O termo Acreditar significa dar crédito, crer, ter como verdadeiro, dar ou estabelecer crédito.
Acreditação é um processo pelo qual uma agência reconhecida (governamental ou não) avalia uma organização, e determina se esta atende a requisitos predeterminados para exercer suas funções. Os requisitos são estabelecidos como padrões, e durante a auditoria é verificado se a política e os procedimentos executados atendem a estes padrões.
A Acreditação do Sistema da Qualidade de Laboratórios Clínicos é um processo periódico e voluntário, outorgado por entidades científicas, com a finalidade de comprovar a implementação do seu sistema da qualidade, quer seja em relação à capacidade organizacional ou técnica.
O objetivo da Acreditação é fornecer aos consumidores a confiança na qualidade dos serviços oferecidos por uma organização com reconhecida competência técnica.
A diferença entre os conceitos de acreditação e certificação, é que a acreditação reconhece a competência técnica do laboratório, resultado do atendimento a uma lista de verificação contendo requisitos mínimos, enquanto a certificação se refere ao reconhecimento de atendimento a normas estabelecidas, muitas vezes genéricas, e a existência de um sistema da Qualidade, onde a qualidade pretendida está descrita nas especificações do produto ou serviço .