As Normas para Certificação ou Acreditação são todas elaboradas ou advindas da ISO – Organização Internacional para Padronização.
A ISO é uma organização internacional não governamental independente, com 167 membros de organismos nacionais de normalização.
A ISO não decide quando desenvolver um novo padrão, mas responde a uma solicitação da indústria ou de outras partes interessadas, como grupos de consumidores. As normas ISO são desenvolvidas por grupos de especialistas de todo o mundo, que fazem parte de grupos maiores chamados comitês técnicos que são compostos por especialistas da indústria relevante, associações de consumidores, academia, ONGs e governo. Esses especialistas negociam todos os aspectos do padrão, incluindo seu escopo, definições-chave e conteúdo.
No Brasil, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é o Foro Nacional de Normalização por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo governo federal por meio de diversos instrumentos legais. Entidade privada e sem fins lucrativos, a ABNT é membro fundador da International Organization for Standardization (Organização Internacional de Padronização - ISO). A ABNT é responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (ABNT NBR), elaboradas por seus Comitês Brasileiros (ABNT/CB), Organismos de Normalização Setorial (ABNT/ONS) e Comissões de Estudo Especiais (ABNT/CEE).